sábado, 23 de agosto de 2014

MAMONAS ASSASSINAS


Quando surgiram os Mamonas Assassinas, não entendi muito bem a escolha de um nome tão forte para um grupo tão alegre e debochado. Eles, quando meninos, assim como eu que não fui criada em apartamento, deviam ter brincado muito com mamonas quando eram crianças. Mas por que assassinas?



Só há poucos dias, após um aviso que divulguei sobre o potencial tóxico da planta ornamental "comigo-ninguém-pode", foi que resolvi pesquisar algo sobre plantas perigosas.


E lá estavam as mamonas, classificadas pelo Guiness como as mais venenosas do mundo. Por sorte, elas tem um aspecto espinhento, que não nos convidava a metê-las na boca e mastigá-las. Também não tivemos a curiosidade de abri-las para ver as sementes, que é precisamente onde está o veneno. Mamoneiras têm sido cultivadas para fabricação do óleo diesel e têm mais de 600 aplicações úteis (inclusive o popular óleo de rícino). Mas há maneiras de livrá-las do veneno, e certamente a garotada nunca sequer desconfiava disso. Dada a quantidade de plantas venenosas que encontrei na pesquisa, inclusive lindas flores, bem comuns, agora entendo porque nossos
pais, por via das dúvidas, classificavam todas como perigosas, capazes de matar. 


Nenhum comentário: